Perguntas Frequentes
O ambulatório não realiza agendamento direto ao paciente. O atendimento é feito através de encaminhamento médico, ou seja, o paciente passa pela Unidade Básica de Saúde de seu município e o médico o encaminha para a especialidade médica. As Secretarias Municipais de Saúde realizam o agendamento da consulta via internet pelo sistema SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo) avisando o paciente por telefone. As vagas do AME – Ambulatório Médico de Especialidades são ofertadas para todas as Secretarias Municipais de Saúde e distribuídas pela Regulação da Secretaria de Saúde do Estado
- Para facilitar e efetivar a consulta, o paciente ou responsável pelo paciente, deverá apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;
- Cartão S.U.S. (se possuir);
- Comprovante de endereço com CEP;
- Encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (para a primeira consulta).
Os agendamentos de retornos de consultas e exames solicitados pelos médicos será agendado pelo setor de agendamento interno do próprio AME.
Caso haja orientações de preparo para realização do exame ou procedimento, o paciente receberá as devidas instruções.
Solicitamos que os pacientes mantenham seu cadastro atualizado, em caso de dúvidas poderá entrar em contato através do telefone (11) 5633-2466.
Os agendamentos de retornos de consultas e exames solicitados pelos médicos será agendado pelo setor de agendamento interno do próprio AME.
Para informações sobre o agendamento e receber instruções, caso haja orientações de preparo para a realização do exame ou procedimento, poderá entrar em contato através do telefone (11) 5633-2466.
Estas consultas e exames serão agendados pela Central de Regulação do próprio ambulatório. Onde houver referência, os pacientes serão comunicados da data e local da realização do exame para comparecer ao Ambulatório, retirar a guia na Recepção do AME e receber a orientação necessária, caso haja preparo para realização do exame ou procedimento.
Não. O AME é um ambulatório especializado no diagnóstico de patologias (doenças) e não no tratamento contínuo destas patologias. Sendo assim o paciente quando é encaminhado para o ambulatório é submetido à consulta com especialista e exames complementares.
Após realização dos exames o paciente retorna com o especialista que vai confirmar seu diagnóstico e, encaminhá-lo ao serviço de referência para complementar seu tratamento.
É importante que você saiba:
Consentimento informado: O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da cirurgia, com o consentimento do paciente ou seu responsável para realização do procedimento que está agendado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Não havendo sucesso nesse contato, e havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional.
Política de silêncio
Para que haja pronta recuperação e pensando no bem-estar do paciente, solicitamos a você, a seu acompanhante e às suas visitas que respeitem as orientações de silêncio dentro dos consultórios e nos corredores da unidade e também o número de visitas. Pedimos gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes.