Humanização
A gestão da SPDM sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas. Alinhada à Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelo AME Jardim dos Prados, na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.
Conforme a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, por meio de um ambiente acolhedor.
Como objetivo proporcionar inovações na saúde, na gestão e no cuidado ao paciente. Além disso, também é foco desta gestão, o treinamento permanente dos colaboradores e usuários. Assim sendo, o AME Jardim dos Prados desenvolve diversas atividades com o intuito de criar um ambiente acolhedor aos pacientes e colaboradores da unidade proporcionando a melhoria do atendimento em saúde e da qualidade de vida.
O AME Jardim dos Prados, desenvolve diversas atividades com o intuito de criar um ambiente humanizado e acolhedor aos pacientes e colaboradores da Instituição e possibilitar a comunicação entre todos, sempre pensando em melhorar a experiência do paciente na utilização dos nossos serviços.
- Visa uma comunidade capacitada e integrada;
- Protagonismo do usuário ao cuidado;
- Adesão e eficácia ao tratamento;
- Equipe farmacêutica e de enfermagem integrada com a proposta de
ação e acompanhamento singular do paciente; - Relação interdisciplinar favorecendo a produção do cuidado;
- Inserção do paciente em Projeto Terapêutico Singular;
- Favorecer linhas de cuidados voltados a pacientes de cirurgia de
catarata e intravítrea; - Ampliação da possibilidade de alta global.
Favorecer melhora na qualidade de vida do trabalhador com ações e projetos que são desenvolvidos ao longo do ano voltados para a saúde e segurança dos profissionais com a participação da CIPA e demais comitês locais.
Ações e Projetos Desenvolvidos:
O Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho vem realizando projetos em
parceria com a equipe multiprofissional, no intuito de realizar ações que promovam educação em saúde e o bem-estar:
Elogiado da Humanização: Visa à valorização do trabalhador mensalmente a unidade divulga os colaboradores que receberam elogios durante o mês
Projetos Desenvolvidos
No AME Jardim dos Prados são desenvolvidos projetos, como:
Programa De Acolhimento Do Trabalhador
A unidade valoriza os seus colaboradores de forma ética e acolhedora. Possui implantado o projeto “Escuta Sensível” que visa oferecer um espaço aberto para relatos de dificuldades e conflitos, trazendo reflexões, orientações e possíveis resoluções de problemas. Através da escuta sensível espera-se alcançar um maior envolvimento do colaborador com seu desenvolvimento pessoal e profissional, obtendo a melhoria dos conflitos nos setores, fortalecimento da comunicação entre gestor e colaborador e aumento do engajamento no desempenho das atividades desenvolvidas pelo trabalhador.
Ferramenta De Gestão Participativa Para Os Colaboradores
O POP (Programa de Opinião Participativa) é uma ferramenta de comunicação entre os colaboradores e a direção da SPDM. O objetivo do programa é estimular a contribuição do trabalhador com experiências, conhecimentos, críticas, sugestões, elogios e denúncias. O formulário é preenchido de maneira eletrônica anônima ou não e a resposta da equipe diretiva é divulgada nos murais.
Campanha Do Agasalho
O AME Jardim dos Prados realiza campanha do agasalho é realizada anualmente desde o início da gestão e tem proporcionado uma interação entre as equipes multiprofissionais através da valorização do projeto.
Comitê De Inclusão E Diversidade
O Comitê de Diversidade é composto por equipe multidisciplinar que tem por objetivo discutir ações e promoções de diversidade dentro da instituição, visando a igualdade e a promoção de um melhor ambiente de trabalho.
Programa de Melhoria Contínua e Ambiência
Ambiência na Saúde refere-se ao tratamento dado ao espaço físico entendido
como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana. Ao adotar o conceito de Ambiência para a arquitetura nos espaços da Saúde, atinge-se um avanço qualitativo no debate da humanização dos territórios de encontros do SUS. Vai-se além da composição técnica, simples e formal dos ambientes, passando a considerar as situações que são construídas. Essas situações são construídas em determinados espaços e num determinado tempo e vivenciadas por um grupo de pessoas com seus valores culturais e relações sociais